PROJETO POUSADA DAS ARARAS
A visita à reserva natural da Pousada das Araras, no município de Serranópolis, Sudoeste Goiano, é um aprendizado concreto através de um importante sítio arqueológico, com pinturas rupestres, materiais líticos e ossadas, com bom estado de conservação, beleza ímpar, e valor arqueológico inestimável.
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ SERAFIM AZEVEDO
SANTA HELENA DE GOIÁS
Lei de Criação Nº 8.408 de 19 01 de 1978
PROJETO POUSADA DAS ARARAS
Executores do Projeto: Edma Maria Vaz Costa Fernandes
Fabiani Keiko Matsumoto
Joana D’arc Ribeiro Ramos
Leonardo Gimenes Ferreira
I - IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
I.I - Título: Projeto Pousada das Araras.
I.II - Unidade Escolar: Escola Estadual “José Serafim Azevedo”
I.III - Elaboração: Edma Maria Vaz Costa Fernandes
I.IV - Executores do Projeto: Edma Maria Vaz Costa Fernandes
Fabiani Keiko Matsumoto
Joana D’arc Ribeiro Ramos
Leonardo Gimenes Ferreira
I.V - Clientela: Alunos do Ensino Fundamental – 9º Ano
I.VI - Local: Serranópolis - Goiás
I.VII - Período: abril 2010
II - INTRODUÇÃO
O presente trabalho de estudo que envolve alunos dos 9ºs Anos e professores no município de Serranópolis, especificamente na Pousada das Araras, se faz necessário no intuito de levar o complemento à teoria onde os alunos terão oportunidade de compreender a importância da conservação de um sítio arqueológico, entendendo como foi a evolução geológica, a evolução biológica e a evolução cultural que se deu nesse bioma, identificando as pinturas rupestres, fósseis e riqueza natural.
A visita à reserva natural da Pousada das Araras, no município de Serranópolis, Sudoeste Goiano, é um aprendizado concreto através de um importante sítio arqueológico, com pinturas rupestres, materiais líticos e ossadas, com bom estado de conservação, beleza ímpar, e valor arqueológico inestimável.
III - RECURSOS FINANCEIROS
Locação de um ônibus (50 lugares)
Recursos financiados pelo PDE segundo a Ação
Recursos financiados pelos próprios alunos
Entrada na Pousada das Araras
Almoço
IV - RECURSOS HUMANOS
Professores de disciplinas afins (Ciências, História, Geografia e Educação Física)
Alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental
V – OBJETIVOS
Estimular o desenvolvimento de uma conscientização, ligada à prática da educação ambiental, orientada por meio de trilhas interpretativas, percorridas com guias, no decorrer das quais estão disponibilizadas, informações arqueológicas sobre a vegetação da fauna e as peculiaridades locais;
Estimular pesquisa de campo dentro de cada área de estudo;
Incentivar e despertar a consciência crítica sobre um dos maiores sítios arqueológicos da América Latina.
VI – CONTEÚDOS
Arte rupestre
Arqueologia
Biodiversidade
Ecoturismo
Geologia – Rochas do cerrado e sua formação
VII - METODOLOGIA
O estudo será realizado pelas disciplinas de Ciências, Geografia, História e Educação Física, sob orientação e coordenação dos professores elaboradores deste projeto. Após a visita à Pousada das Araras, os professores aproveitarão os conhecimentos adquiridos pelos alunos. A avaliação será feita através de montagem de mural e relatórios, no qual enfatizará a importância do estudo de campo e do uso racional dos recursos naturais.
VIII – CRONOGRAMA
Desenvolvimento da pesquisa no mês de março e abril – Trabalho de Campo, viagem à “Pousada das Araras”. Maio – Avaliação e montagem do mural com fotos e relatórios.
XIX - AVALIAÇÃO
Será avaliada a participação, o interesse e envolvimento nas atividades propostas dentro de cada área, a critério do professor responsável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário